Sejam Bem Vindos!
Enviamos diretamente ao cliente para todo o Brasil, confira nossos preços! Em breve iremos inaugurar nossa Loja Virtual. Aguardem!

A Família Durigan

No Brasil, a primeira colonização italiana começou por volta de 1860. No Paraná começaram a chegar os primeiros italianos por volta de 1872, e com maior intensidade de 1875 a 1900. Os primeiros imigrantes italianos destinados ao Paraná, desembarcaram em Paranaguá, situando-se em Porto de Cima, São João da Graciosa, e mais tarde, em Alexandra, Morretes e arredores. Mas devido a certas explorações de seus compatriotas e à insalubridade do clima e do solo que não se prestava ao tipo de cultura a que estavam habituados, optaram pelo direito que lhes cabia de mudar duas vezes. E com muita dificuldade deixaram o litoral e subiram a serra. Depois de três dias de exaustiva viagem, a pé, carregando seus poucos pertences, chegaram ao planalto, em Curitiba, onde ouviam dizer que as terras eram mais semelhantes com as de sua terra natal, a Itália. Em Curitiba, alojados em barracões, alguns esmolando para não morrer de fome, tiveram permissão de ocupar uma planície contígua à cidadezinha, hoje bairro de Água Verde. Outros, em conjunto, conseguiram comprar 15 lotes ao norte, a 7 Km, onde iniciaram a Colônia de Santa Felicidade. Isto foi em meados de 1878. O nome foi em sinal de gratidão com a Dona dos terrenos, a Sra. Felicidade Borges, que tanto os havia favorecido. Suas primeiras casas foram ranchos formados com troncos de árvores e cobertos de sapé. Mais tarde com a madeira dos pinheiros construíram moradias mais decentes. No começo tudo foi difícil. Sentiam a falta das estradas, a falta de meios para derrubar a mata e para a semeadura. Mas não faltou coragem e até certa alegria por terem, enfim, seu pedaço de chão para plantar e viver. Data da chegada da Família Durigan ao Brasil: Ano 1845. Procedência: Treviso, Itália. Desembarque: Porto de Paranaguá – Paraná – Brasil. Destino da família: Petinga, Município de Morretes – PR. Posteriormente o Planalto Curitibano, local denominado Santa Felicidade. Reino da Itália Província de Diocese de Treviso Comunidade e Paróquia de Giavera

Turismo

Santa Felicidade Santa Felicidade preserva muito da cultura trazida pelos imigrantes italianos a Curitiba. A região era a antiga Colônia Santa Felicidade, formada por núcleos coloniais de imigrantes, principalmente, italianos. A ocupação ocorreu de forma mais intensa a partir de 1878, por imigrantes vindos das regiões de Veneto e Trento, no norte da Itália. Os italianos dedicaram-se inicialmente à produção de queijos, vinhos e hortigranjeiros. Parte das terras foi doada por Dona Felicidade Borges aos imigrantes italianos. Dona Felicidade também doou seu nome ao bairro. Santa Felicidade era também um caminho de passagem de tropeiros nos séculos 18 e 19. A parada das tropas, para repouso e alimentação, contribuiu para a tradição gastronômica do bairro. Nos dias de hoje, Santa Felicidade abriga cerca de 30 restaurantes, alguns com capacidade para mais de mil lugares. Possui, também, vinícolas, cantinas de vinho, lojas de artesanato e móveis de vime e junco. Eventos típicos como a Festa anual da polenta e do frango, no Bosque São Cristóvão, manifestam as tradições de cultura italiana de Santa Felicidade.

Produtos

Contato

Vinícola / Escritório Avenida Manoel Ribas, 6.169 Santa Felicidade 82.400-000 - Curitiba - PR (41) 3272-0101
Seg à Sex das 8:00 as 17:30
Loja Pipa Avenida Manoel Ribas, 5.455 Santa Felicidade 82.400-000 - Curitiba - PR (41) 3372-2312
Seg à Sáb das 8:00 as 22:00 Dom das 8:00 as 20:00
Velha Adega Avenida Manoel Ribas, 6.169 Santa Felicidade 82.400-000 - Curitiba - PR (41) 3272-6242
Seg à Dom das 8:00 as 17:30
 Contato: Favor clicar no link abaixo para enviar o seu e-mail: vinhos@vinhosdurigan.com.br
Vinícola Durigan Ltda. Avenida Manoel Ribas, 6169 - Santa Felicidade 82.400-000 - Curitiba - PR
2017 © Vinhos Durigan ® Site Criado por Helder Slompo
(41) 3272-0101
vinhos@vinhosdurigan.com.br